O que faz um Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento
Profissionais exercendo a profissão de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento desenvolvem sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas, projetam, implantam e realizam manutenção de sistemas e aplicações, selecionam recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Planejam etapas e ações de trabalho.
Algumas das principais funções da profissão
- Definir critérios ergonômicos e de navegação em sistemas e aplicações;
- Trabalhar em equipe;
- Verificar resultados obtidos;
- Manter sigilo;
- Homologar sistemas e aplicações junto a clientes;
- Atualizar informações gráficas e textuais;
- Desenvolver leiaute de telas e relatórios;
- Agir com paciência;
- Demonstrar flexibilidade;
- Distribuir tarefas;
- Especificar atividades e tarefas;
- Demonstrar iniciativa;
- Aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações;
- Definir padronizações de sistemas e aplicações;
- Selecionar linguagem de programação;
- Expressar-se por escrita;
- Coletar dados;
- Fornecer suporte técnico;
- Definir cronograma de trabalho;
- Solicitar consultoria técnica;
- Documentar sistemas e aplicações;
- Reunir-se com equipe de trabalho ou cliente;
- Testar programas;
- Especificar configurações de máquinas e equipamentos (hardware);
- Demonstrar receptividade;
- Dimensionar vida útil de sistema e aplicações;
- Demonstrar raciocínio lógico;
- Selecionar metodologias de desenvolvimento de sistemas;
- Especificar recursos e estratégias de comunicação e comercialização;
- Alterar sistemas e aplicações;
- Elaborar anteprojeto, projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico;
- Definir interface de comunicação e interatividade;
- Alterar estrutura de armazenamento de dados;
- Converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas;
- Demonstrar criatividade;
- Montar estrutura de banco de dados;
- Avaliar objetivos e metas de projetos de sistemas e aplicações;
- Prover sistemas de rotinas de segurança;
- Compilar programas;
- Manter-se atualizado tecnicamente;
- Desenvolver interface gráfica;
- Expressar-se oralmente;
- Instalar programas;
- Atualizar documentações de sistemas e aplicações;
- Compor equipe técnica;
- Monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações;
- Especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos;
- Gerar aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas;
- Codificar programas;
- Selecionar ferramentas de desenvolvimento;
- Adaptar conteúdo para mídias interativas;
- Modelar estrutura de banco de dados;
Onde o Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento pode trabalhar
Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações trabalham em atividades de informática e conexas, presentes em todas as atividades econômicas. O programador de máquinas- ferramenta com controle númérico se faz presente na indústria. O programador de sistema de informação e o prgramador de maquinas- ferramenta com controle numérico são, predominantemente, empregados com carteira assinada, ao passo que o programador de multimídia trabalha também como autônomo. As atividades são realizadas no horário diurno, exceto o programador de sistemas de informação, que realiza suas atividades no horário noturno, e o programador de internet, que trabalha em horários irregulares. Todas as atividades se desenvolvem em ambiente fechado. Trabalham individualmente e com supervisão ocasional, exceto o programador de internet, o programador de multimídia e o programador de sistemas de informação, que podem, eventualmente, trabalhar em equipe. Em algumas ocupações, é possível o trabalho a distância. No exercício das atividades, podem permanecer em posições
Como trabalhar de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino técnico de nível médio de informática ou superior incompleto em áreas como ciências exatas, informática, engenharia. A atualização profissional permanente é condição para o seu exercício. O desempenho pleno das atividades do programador de máquinas-ferramenta com comando numérico requer de três a quatro anos de experiência. As demais ocupações, de um a dois anos.
Quanto ganha um Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento
O Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento tem um salário inicial de R$ 1.613,35 podendo chegar a R$ 7.651,36 dependendo da empresa e do tempo de experiência do profissional na área, sendo que R$ 2.939,18 é a média salarial da profissão em todo Brasil.
O piso salarial médio do cargo fica em torno de R$ 3.710,79 de acordo com instrumentos coletivos registrados por sindicatos da categoria na plataforma Mediador - Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho da Subsecretaria de Relações do Trabalho - SRT (acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios que citam Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento).
Qual a jornada de trabalho do Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento
O Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento trabalha em média 42 horas por semana (210 por mês) no mercado de trabalho do Brasil.